quinta-feira, 29 de julho de 2010

68ª Expo de Cordeiro.

Estande na 68ª Exposição Agropecuária de Cordeiro.


Os artesãos não saíam de lá:



E o público também não:

Raízes

Raiz de limoeiro com sisal.
A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.
Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir, a fabricar a cerâmica e a tecer.
No Brasil, o artesanato também surgiu neste período. Os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária.
Erudito, popular e folclórico, o artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. Ele revela usos, costumes, tradições e características de cada região.
A cerâmica é a arte popular e de artesanato mais desenvolvida no Brasil e desenvolveu-se em regiões propícias à extração de sua matéria prima - o barro.
Os artesanatos em madeira produzem objetos diversificados com motivos da natureza, do universo humano e a fantasia.
A arte de trançar fibras, deixada pelos índios, possui imensa variedade, explorada através de formas geométricas, espessuras diferentes, corantes e outros materiais.

sábado, 24 de julho de 2010

Artesão + Ato

Telma, artesã, trabalhando em cerâmica

Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão: objetos pertencentes à chamada cultura popular. Produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha em sua própria casa, realizando todas as etapas da criação, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final. Em algumas situações o artesão tem junto a si um ajudante ou aprendiz.